2013 - SENHORES DA VIDA

 

SENHORES DA VIDA

Cito Cecília Meirelles:

“É PORQUE NÓS, DESGRAÇADAMENTE, JÁ ANDAMOS ESQUECIDOS; MAS, QUANDO FOMOS PEQUENOS, TIVEMOS TAMBÉM ESSA MARAVILHOSA IMAGINAÇÃO COM QUE QUALQUER CRIANÇA DESLUMBRA O MAIS REQUINTADO POETA.

NOSSO MUNDO FOI FEITO DE COISAS PRODIGIOSAS: OS MILAGRES DAS FADAS, OS ENCANTOS DOS BRUXOS, TODA A MÁGICA DAS HISTÓRIAS MAIS ASSOMBROSAS...

TUDO FOI SEMPRE MUITO VEROSSÍMIL, PORQUE TÍNHAMOS EM NÓS UMA FORÇA MISTERIOSA GERADORA DAS MAIS EXTRAORDINÁRIAS POSSIBILIDADES.

TALVEZ PORQUE CONVIVÍAMOS MAIS DIRETAMENTE COM A NATUREZA, E A NATUREZA É POR SI MESMA ASSOMBROSA.

DEPOIS DE VER UMA BORBOLETA VOAR, UMA FLOR DESENROLAR-SE DO BOTÃO, UMA SEMENTE TRANSFORMAR-SE EM PLANTA, UM PASSARINHO SAIR DO OVO E MAIS TARDE A CANTAR; UMA ESTRELA REVELAR-SE, DEPOIS DE FEITA A NOITE, UM CAMPO ENCHER-SE DE PIRILAMPOS, AS NUVENS CRESCEREM, UNIREM-SE, VIAJAREM, DESFAZEREM-SE... DEPOIS DE TUDO ISSO, COM QUE É QUE SE VAI ADMIRAR UMA CRIANÇA?

E ÉRAMOS TÃO SENHORES DA VIDA, COM TODOS OS SEUS CENÁRIOS E AS SUAS APARÊNCIAS... ACREDITÁVAMOS TANTO NA ETERNIDADE PRODUNDA DAS COISAS, MALGRADO AS SUAS SUPERFICIAIS E PARCIAIS EXTINÇÕES.

QUE A MORTE ERA PARA NÓS QUALQUER COISA ENGANOSA, QUE OS ADULTOS NÃO TINHAM AINDA ENCARADO BEM, QUE AINDA NÃO CONHECIAM DE PERTO E SÓ POR ISSO, COM CERTEZA, NÃO SABIAM AINDA VENCER.

A INFÂNCIA TRAZ ENCERRADAS EM SI TODAS AS CONDIÇÕES SUPERIORES DO DESTINO HUMANO. ELA MESMA NÃO SABE DISSO, PORQUE A SABEDORIA TEM QUALQUER COISA DE INCONSCIENTE. MAS VIVEM DENTRO DELA TODAS AS CAPACIDADES DA VIDA, POR MAIS DIFÍCEIS, INACREDITÁVEIS, LONGÍNQUAS E INDEFINÍVEIS QUE SEJAM.”

Que sua porção criança possa sempre sorrir ao ver o nascer do sol. E que quando caia a noite, e venha o medo do escuro, saiba observar as estrelas e sua perfeição incompreensível e bela – e isso lhe traga novamente o sorriso.

Que sua porção criança permita enxergar o lado bom das pessoas, e jamais cair nas teias da amargura ou do pessimismo destruidor.

Que sua porção criança lhe recorde do quão bom e importante é viver.

A.C. 28.6.13

Referência: citação do livro Crônicas de educação, v. 1, de Cecília Meirelles, ed. Nova Fronteira.





(5) Comentários
  • Elizabeth de Moraes 28.06.2013 às 10:48:17

    Lindo! Temos que observar com mais carinho o nosso lado criança...que ficou escondido com o passar dos anos.
  • Sueli Muller 28.06.2013 às 10:48:17

    Tudo isso é a mais pura verdade. Pena que existam pessoas que além de não terem essas lembranças, essa porção criança, ainda criticam quem as tem. Vamos conservar as nossas!
  • Lourdinha 01.07.2013 às 10:48:17

    Parabéns Andrey pelo carinho com que nos encaminha cada mensagem. Ao ler a de hoje fiz uma viagem ao interior de Santa Catarina e me vi criança, senti saudades das noites iluminadas de estrelas brilhantes ou das luas cheias e luminosas. Valeu.
  • Lúcius K. Savi 02.07.2013 às 10:48:17

    Porção criança ... nossas crianças nos fazem a todo momento mensão em relação ao que já vivemos e sentimos, mas nossos olhares de sentir não estão abertos a olhar. Seria o homen novo na criança velha. Obrigado
  • Bento Rezende 15.08.2013 às 10:48:17

    Andrey, grato pelas maravilhosas palavras, que nos tocam direto ao coração! Que Deus permita a todos os homens conservarem em seus corações sua porção criança, sua porção beleza e inocência, inocência não ignorante, mas ignorante do mal que se propala no nosso dia-a-dia. Beijos no coração de todos os nossos irmãos!
Nome: *
E-mail: *
Mensagem: *

*Campos Obrigatórios

destaques

  •  

    15 ANOS DE CARREIRA DE ANDREY CECHELERO

  •  

    Uma seleção de músicas com imagens belíssimas

  •  

    Primeiro livro de Andrey Cechelero - poemas